A PROPOSTA É POSTAR AQUI ALGUMAS OPINIÕES PARTICULARES E DE COMO ME POSICIONO FRENTE À ALGUNS TEMAS

DOS PROPÓSITOS DESSE BLOG.

O proposito desse blog é justamente trazer para todos vocês, além de informações da atualidade no que concerne à política, decisões dos nossos Tribunais em processos que tratam de matérias de interesse dos produtores rurais, empresas e das pessoas em geral, poder proporcionar o debate de temas polêmicos da atualidade.

É também este blog uma forma de expor as minhas opiniões, que são desvinculadas de qualquer manipulação política ou outras quaisquer, a respeito de temas da atualidade jurídica no mundo dos negócios.

Por fim, expor de forma suscinta as tecnologias no mundo jurídico que vêm para somar ao desenvolvimento sólido e tranquilo de empresas, produtores rurais e pessoas físicas que necessitam de aconselhamentos modernos para PREVENIR e SOLUCIONAR litígios diários.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

É FUNDAMENTAL ATENDER BEM O CLIENTE!


Qualquer pessoa em sã consciência sabe como funciona o “embromeicham”. É enrolação mesmo. Melhor seria “enrolhação” ou, o ato de calar a boca e buscar as informações ao invés de blá, blá, blá vazio e sem conteúdo. Se você perguntar pela 3.ª vez consecutiva características do produto ou informação (já que ela também é um produto) e ouvir algo do tipo: ”ih! Agora você me pegou...” ou então “acho que...”, “pelo que eu saiba...” e pior ainda é aquele vai e vem de transferências de perguntas para o chefe ou colega que por vezes também não conhecem o produto tão bem.

No terceiro caso, vou citar apenas uma situação e você mesmo poderá checar quantas vezes isto já lhe aconteceu (espero que não tenha sido vice-versa): você acaba de ligar para algum lugar em busca de informações e alguém assim que atende ao telefone solicita lhe o famoso “minutinho”, que se prolonga a perder de vista, até que cai linha ou então você fica aguardando com aquelas “musiquetas” e mensagens institucionais, algumas extremamente cansativas.

Quando a pessoa retoma a ligação, e diz: alô! E você responde inocentemente, alô. E do outro lado da linha pergunta novamente: com quem o senhor(a) quer falar? O ciclo “alô quem fala” vai se repetir. Você pensa que isto só acontece com as micro-empresas? Não. Isto vai longe... Mas afinal de contas onde está o erro/falha? Confrontar a situação, muitas vezes pode cair numa série de desculpas e explicações, que na maioria das vezes leva a uma perda de tempo, desgaste e até o fim nas relações comerciais. Tenha paciência e vá até o fim e exponha o caso tal qual vem lhe acontecendo e tome uma decisão. 

Não alimente a passividade ou incompetência alheia. Se este for o seu único fornecedor, amigo, parceiro e não há outra saída, a saída é conviver com a situação e, ser feliz com ela será conviver na adversidade com sabedoria.

Aqui entra outra questão fundamental que para se estabelecer uma boa negociação é preciso habilidade em lidar com pessoas, o que exige um mínimo de treinamento em relações humanas, motivação, comunicação, princípios éticos ou pelo menos destes cursos rápidos de qualidade do atendimento que dão ênfase não apenas no vender, mas sim o de estabelecer uma  parceria de honestidade nas relações, pois, com certeza um cliente bem atendido potencialmente vale por dez e, se ele vale por dez pode multiplicar por mais dez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário